Histórico da Instituição

A Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro pessoa jurídica de direito público da administração indireta, é entidade dotada de autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade do Limoeiro, Estado de Pernambuco. Tem como sua mantida a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro -FACAL, instituição de Ensino Superior, localizada no município de Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco, distando 65 Km (sessenta e cinco quilômetros) da capital, Recife.

A Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro – FACAL foi instituída há 48 anos pela Lei nº 1004/1973 para atender à demanda de educação em nível superior na Região do Agreste Setentrional. Tendo em vista as peculiaridades do momento histórico, a FACAL assumiu como vocação inicial a formação de bacharéis, primeiramente, em Administração. A indústria têxtil, o agronegócio e o comércio pujante, já na década de 70, sinalizavam como as melhores alternativas para o desenvolvimento econômico da cidade e de seu entorno, demandando, portanto, formação profissional habilitada para a atividade administrativa.

Durante mais de duas décadas a FACAL focou-se apenas no bacharelado de Administração, porém outros cursos foram chegando como Ciências Contábeis, Pedagogia, Física, Matemática, Direito, Psicologia e Enfermagem.

No intuito de ampliar ações e fortalecer as Autarquias de Ensino Superior do Estado de Pernambuco, a mantenedora da FACAL integra a Associação das Autarquias de Pernambuco – ASSIESPE, na qual congregam 13 autarquias. Mensalmente, são realizados encontros para discutir melhorias, projetos e inovações para as instituições.

Gestão
Presidenta: Matilde Marques Cavalcanti
presidencia@facal.edu.br

Direção Geral
Ma. Luzia Helena Castro Squinca
http://lattes.cnpq.br/7494928060467264
direcao@facal.edu.br