Egressos

ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS

A Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro, em atenção ao Art. 37, inc. I, e, da Resolução CEE-PE N. 01/2017, e reconhecendo a importância do acompanhamento de seus egressos, desenvolveu um canal de comunicação específico com os discentes formados pela instituição.

O Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) é uma metodologia de pesquisa e avaliação que busca constantemente uma integração entre os discentes formados pela IES, sua inserção, bem como a sua permanência no mercado de trabalho. Com efeito, o programa possibilita avaliar quais contribuições a instituição fomentou tanto na vida profissional do egresso quanto na sociedade em que o mesmo está inserido.

Assim, o Programa de Acompanhamento de Egressos permite que a instituição avalie a eficácia de seus serviços, como por exemplo: se a matriz curricular, aliada às atividades de pesquisa e de extensão universitária, estão em consonância com o que o mercado de trabalho espera do egresso, facilitando, dessa forma, uma constante atualização de suas diretrizes.

6.1. Justificativa

O acesso à educação básica ainda é um problema sistêmico na sociedade brasileira. Se é assim, o que dizer então do acesso à educação superior de qualidade? Preocupada com essa questão, a FACAL não só tem se preocupado não apenas em atrair um alunado que tem a necessidade de se capacitar no interior do Estado de Pernambuco, como devolver à sociedade um profissional com as potencialidades desenvolvidas de uma maneira plena e satisfatória com o que dizem as diretrizes de cada curso, em nosso caso, o Curso de Direito.

Um escaneamento do perfil socioeconômico dos candidatos, ao se submeterem ao vestibular, até a sua entrada no mercado de trabalho, perpassando por uma trajetória acadêmica, aí envolvidos o ensino, a pesquisa e a extensão, auxiliam a instituição nos processos de adequação e melhoria continuada de sua matriz curricular, bem como na utilização de metodologias ativas com o uso de tecnologias, além de outros instrumentos didático-pedagógicos.

Destarte, o Programa de Acompanhamento de Egressos deve avaliar de forma holística a situação dos discentes formados pela IES e que se encontram (ou não) inseridos no mercado de trabalho. Em caso negativo, ou seja, de não estarem inseridos, objetiva saber quais são os seus motivos, acarretando, assim, uma análise conjuntural do planejamento curricular da instituição, além da formação continuada de seus recursos humanos.

Portanto, o PAE visa a constituir-se em uma ferramenta e uma fonte de dados para uma avaliação continuada da Faculdade, cumprindo desta maneira o que rezam as diretrizes encartadas na Resolução n. 05/2018 do CNE.

6.2. Objetivos

Geral

  • Acompanhar os egressos dos cursos de graduação da FACAL a fim de obter, pela ótica deles, um feedback da formação oferecida, contribuição para sociedade e reconhecimento da IES.

Específicos

  • Manter contato dos egressos junto à comunidade acadêmica da FACAL;
  • Promover capacitações, atividades de extensão, minicursos, palestras direcionadas aos profissionais formados pela IES;
  • Identificar deficiências no curso da formação do discente por meio da visão do egresso;
  • Identificar áreas de atuação mais e menos comuns ao egresso;
  • Avaliar o mercado de trabalho no qual a IES está inserida;
  • Divulgar as conquistas profissionais de seus egressos por meio de publicidade direcionada;
  • Avaliar o índice de satisfação dos egressos com a instituição.
  • Manter registros atualizados dos egressos da instituição;
  • Estabelecer parcerias e divulgar oportunidades de emprego aos discentes formados, auxiliando-os em sua inserção no mercado de trabalho.

6.3. Metodologia (Aplicação dos Instrumentos de Coleta de Dados)

Os questionários serão integrados ao website da instituição (www.facal.edu.br) e seus resultados comporão tabelas e gráficos semestrais.

A instituição poderá selecionar egressos para responder os questionários, porquanto as dificuldades para localização e efetivo preenchimento dos formulários não poderão comprometer a amostragem dos dados.

6.4. Comunicação com a Instituição

Os egressos disporão de canal de atendimento no website da instituição, o qual fará constar em página de fácil acesso o e-mail específico para contato dos egressos, a exemplo de egressos@facal.edu.br.

6.5. Questionário do Programa

O questionário do programa pode ser acessado através do endereço:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIE4puHut853d19Y6xkLMEtNF91G_lLdVvdqqu-T1Rzn6chg/viewform