Sistema FACAL é desenvolvido por docente do curso de Direito da instituição

  • Início
  • Notícias
  • Sistema FACAL é desenvolvido por docente do curso de Direito da instituição

Foi lançado no último dia 20 de abril o Sistema Facal (portalfacal.com.br), uma ferramenta desenvolvida pelo Professor Wallace Campos, docente do curso de Direito desta instituição, que dará suporte às atividades acadêmicas a todo o corpo discente da faculdade.

De início, o sistema conta com o Núcleo de Práticas Jurídicas Eletrônico (NPJe) que simula a criação e a tramitação de processos para os estudantes do curso de Direito da FACAL. Nele o aluno pode protocolar uma ação e trocar experiências com os demais colegas, bem como responder a atividades propostas pelo professor de prática jurídica. Como exemplo disso, podemos citar a possibilidade de um docente criar um processo simulado mediante o protocolamento de uma petição inicial em uma ação de indenização por danos morais e pedir para que os alunos redijam a contestação. Daí ele poderá escolher uma das peças produzidas pelos discentes (ou até considerar todas) e dar andamento ao processo.

Para que isso se tornasse realidade, o Professor Wallace Campos utilizou de seus conhecimentos de programação e de suas experiências tanto na advocacia, quanto no Tribunal de Justiça de Pernambuco, onde é Analista Judiciário e Diretor de Secretaria da 1ª Vara Cível de Limoeiro, para criar esse sistema parecido com o famoso PJe, possibilitando que os nossos alunos se preparem desde já para o mercado de trabalho ao se utilizarem de plataformas similares.

Ainda neste ano de 2022, serão lançados os módulos de acompanhamento de TCC e de Estágio Supervisionado, os quais beneficiarão todos os cursos da FACAL. “Esses sistemas são fruto de ideias antigas que só vieram a se concretizar agora com o convite de Matilde Marques, Presidente da Autarquia, com quem eu já havia trabalhado há doze anos. Acredito que os alunos de NPJ irão potencializar sua prática jurídica porque ele é intuitivo e adaptado à realidade local, diferentemente dos sistemas que encontramos por aí que de tão ‘completos’ acabam se tornando complexos para o usuário final”, afirmou o professor, que já foi servidor administrativo da instituição na primeira década dos anos 2000.

A FACAL está cada vez mais buscando se aperfeiçoar e aproveitando talentos locais para transformar ideias em ações concretas, beneficiando toda a região e cumprindo, dessa maneira, com sua função social.

Wallace Campos é Bacharel em Direito pela UFPE. Mestrado em Direitos Humanos pela UFPE. Ex-Coordenador do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro – FACAL, já tendo lecionado as disciplinas de Direito Constitucional, Teoria Geral do Processo e Introdução à Ciência Política. Diretor da 1ª Vara Cível da Comarca de Limoeiro. Analista Judiciário no Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE. Advogado (2011/2013). Possui conhecimentos avançados em Tecnologia da Informação (VB.NET, ASP.NET, PHP) e Design para Web. Professor Universitário. Palestrante. (Extraído do Currículo Lattes).

Compartilhe