O QUE LHE RESERVA A CARREIRA DE ADMINISTRAÇÃO

O campo de trabalho para o administrador é bastante amplo e diversificado. Cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. Esse profissional é procurado por todo tipo de empresa (fabril, comercial, serviços, agronegócio) e de praticamente todas as áreas.

Os administradores podem trabalhar como técnicos de funções administrativas ou como gerentes/executivos, em empresas com fins lucrativos, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais. Como empreendedores, os administradores podem gerir seus próprios negócios, como indústrias, comércios ou atividades de prestação de serviços, ou podem atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administração organizacional.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM ADMINISTRADOR

O administrador gerencia, controla e dirige empresas. É responsável pela execução do planejamento e funcionamento de uma organização, admissão e seleção de pessoal, administração financeira e análise de projetos e métodos, com o objetivo de alcançar produtividade e lucratividade.

PRINCIPAIS ATIVIDADES:

  • Define diretrizes e valores organizacionais;
  • Desenvolve estratégias e planos organizacionais;
  • Define indicadores de desempenho e acompanhar resultados;
  • Otimiza o desempenho das pessoas e sua satisfação;
  • Comanda processos organizacionais principais ou de apoio;
  • Promove avaliação e melhoria contínuas.

CONTEÚDO

Disciplinas na área de Humanas (Direito, Psicologia e Sociologia), Matemática Financeira, Contabilidade, Informática, Administração de Recursos Humanos, Finanças, Marketing, entre outras. Aulas teóricas e práticas, simulações de casos em empresas fictícias, resolução de problemas e seminários.

CAMPO DE TRABALHO

O curso de Administração forma profissionais dotados de uma visão sistêmica dos principais enfoques necessários para a gestão das organizações. Tem por meta buscar o sucesso das empresas, oferecendo ao aluno o conhecimento dos principais métodos e instrumentos que possibilitam os melhores resultados na gestão financeira, de mercado, de pessoas e clientes, entre outros. Podem atuar nas mais variadas áreas.

  • Agroindustrial ou Rural – Dirigi empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
  • Ambiental – Planeja, desenvolve e executa projetos para a preservação do meio ambiente.
  • Auditoria – Acompanha a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.
  • Comércio Exterior – Administra e planeja negociações de compra e venda com empresas do exterior.
  • Controladoria – Planeja e gerencia o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
  • Empreendedorismo – Defini as estratégias de criação e direção de um negócio, avalia as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
  • Esportiva- Gerencia times e equipes, promove competições e cuida do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, define políticas para o esporte.
  • Financeira – Organiza e coordena as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
  • Hoteleira – Gerencia hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisiona o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
  • Hospitalar – Gerencia hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
  • Logística – Implanta e administra o fluxo produtivo de uma empresa, da estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos-de-venda.
  • Marketing – Defini as estratégias de atuação de uma empresa, estuda as necessidades dos clientes, desenvolve produtos e serviços para atendê-los e planeja as vendas.
  • Peritagem – Elabora exames periciais em assuntos relacionados ao dia-a-dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
  • Produção – Supervisiona o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
  • Pública – Planeja, promove e gerencia instituições públicas.
  • Qualidade – Aperfeiçoa os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordena programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.
  • Recursos humanos – Cuida das relações entre funcionários e empresa, coordena a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão-de-obra.
  • Terceiro setor – Planeja e coordena as operações de ONGs, como fundações e entidades filantrópicas, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários
  • Sistemas de informação – Organiza e gerencia os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio

REGULAMENTAÇÃO

Lei 4769 de 09/09/1965 e Decreto 61934 de 1967. Para exercer a profissão, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

TITULAÇÃO

Bacharel em Administração ou Administrador.