Sobre o Curso

A Educação Matemática vem despertando a atenção dos profissionais da área, tanto no Brasil como no estrangeiro, principalmente, no que tange as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos do Ensino Básico. Estudos vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de identificar e compreender os problemas que permeiam a aprendizagem da Matemática e, também, no sentido de buscar alternativas para superá-los. É de consenso geral que qualquer ação no sentido de melhoria do ensino da Matemática depende diretamente do(a) professor(a) em sala de aula e que, portanto, um dos primeiros focos de intervenção deve ser a formação inicial e continuada do(a) professor(a). Assim, com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática no município de Limoeiro e região, o curso de Especialização em Ensino de Matemática compreende o estudo das dimensões epistemológica (conceitos matemáticos, evolução histórica,…), didática (situações-problema, sequências didáticas e de ensino, concepções de alunos , análise de contextos de ensino,…) e cognitiva (construção de conhecimento pelo aluno,…) de conceitos matemáticos, além de discutir temas relativos à profissionalização do(a) professor(a) de Matemática e o seu papel social.

Os conteúdos específicos que constituem as disciplinas, foram escolhidos de forma a privilegiar o estudo de objetos matemáticos que vêm sendo apontados como problemáticos nas avaliações externas e pelos resultados de pesquisas na área, visando o aprofundamento conceitual dos mesmos.

Nesta perspectiva, os aspectos fundamentais que norteiam a proposta da Especialização que ora propomos são:

  • Aprofundamento do estudo sobre os conceitos matemáticos estudados nos anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos cinco campos do conhecimento matemático, segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): números e operações, geometria, álgebra e funções, geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação (Probabilidade e Estatística);
  • Desenvolvimento de metodologias que incorporem os avanços da ciência Matemática e as tendências em Educação Matemática, visando a aplicabilidade destas pelo(a) professor(a) em seu trabalho cotidiano;
  • Utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação, visando inovar o ensino de Matemática e contribuir na resolução de problemas com o auxílio destas tecnologias;
  • Articulação dos diversos campos da Matemática, e desta com outras áreas de conhecimento, seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade;
  • Inserção dos professores no campo da pesquisa, tendo como principal campo de investigação a sala de aula;
  • Realização de eventos acadêmicos para os quais os professores possam submeter trabalhos científicos ao mesmo tempo em que tomam conhecimento dos debates mais atuais da Educação Matemática;

 

Matriz Curricular

N. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
1 Fundamentos Psicológicos e suas relações com o Ensino da Matemática 30 h
2 Metodologia da Pesquisa 30 h
3 Avaliação em Matemática 30 h
4 Aspectos Metodológicos e Didáticos do Ensino da Matemática 45 h
5 Números e Operações 45 h
6 Álgebra e Funções 45 h
7 Geometria 45 h
8 Tratamento da Informação 45 h
9 Grandezas e Medidas 45 h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360 h

 

Duração:

O curso terá duração de 12 meses com aulas presenciais e mais 3 meses seguintes para a feitura do Trabalho de Conclusão de Curso, totalizando um período de 15 meses de curso. As aulas serão presenciais e acontecerão quinzenalmente aos sábados durante todo o dia ou semanalmente no período da noite, com dois encontros por semana de três horas aulas cada.

Investimento:

Matrícula no valor de R$ 229,00 mais 16 mensalidades de R$ 229,00. Condições especiais par convênios e para ex-alunos.