Público Alvo

Professores, coordenadores, gestores e técnicos educacionais que atuam ou não em escolas do campo situadas em áreas rurais ou urbanas, além de profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a Educação do Campo no âmbito da Secretaria de Educação municipal.

Sobre o Curso

O curso objetiva atender à demanda de formação continuada de todos os atores da educação (professores, coordenadores, gestores e técnicos educacionais) que atuam em contextos camponeses (escolas do campo situadas em áreas rurais ou urbanas), além de gestores e técnicos da secretaria de educação do município de Limoeiro e das demais cidades circunvizinhas. Para tanto, o curso foi estruturado em consonância com os princípios da Educação do Campo dispostos no Decreto 7.352 de dezembro de 2010 que dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Segundo o Decreto, são princípios da educação do Campo:

I – respeito à diversidade do campo em seus aspectos sociais, culturais, ambientais, políticos, econômicos, de gênero, geracional e de raça e etnia;

II – incentivo à formulação de projetos político-pedagógicos específicos para as escolas do campo, estimulando o desenvolvimento das unidades escolares como espaços públicos de investigação e articulação de experiências e estudos direcionados para o desenvolvimento social, economicamente justo e ambientalmente sustentável, em articulação com o mundo do trabalho;

III – desenvolvimento de políticas de formação de profissionais da educação para o atendimento da especificidade das escolas do campo, considerando-se as condições concretas da produção e reprodução social da vida no campo;

IV – valorização da identidade da escola do campo por meio de projetos pedagógicos com conteúdos curriculares e metodologias adequadas às reais necessidades dos alunos do campo, bem como flexibilidade na organização escolar, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas; e

V – controle social da qualidade da educação escolar, mediante a efetiva participação da comunidade e dos movimentos sociais do campo (BRASIL, 2010.    p.3).

Assim, tendo em vista o que institui o referido Decreto, o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação do Campo visa promover a ressignificação do campo pelos atores educacionais, munindo-os de ferramentas legais, políticas e pedagógica para que possam intervir e melhorar a realidade educacional dos povos camponeses.

Matriz Curricular

N. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
1 Cidadania, Organização e Movimentos Sociais 30 h
2 Movimentos Sociais do Campo 30 h
3 Metodologia da Pesquisa I 30 h
4 Fundamentos da Educação do Campo 30 h
5 Educação Popular e Educação do Campo 30 h
6 Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo 30 h
7 Metodologia Da Pesquisa II 30 h
8 Fundamentos da Agroecologia 30 h
9 Relações   Étnico-raciais, Gênero,

Diversidade e Educação do Campo

30 h
10 Gestão e Coordenação Escolar nos Contextos da Educação do Campo 30 h
11 Educação do Campo e Currículo 30 h
12 Práticas Pedagógica na Educação do Campo 30 h
TOTAL 360 h

Duração do curso

O curso terá duração de 12 meses com aulas presenciais e mais 3 meses seguintes para a feitura do Trabalho de Conclusão de Curso, totalizando um período de 15 meses de curso. As aulas serão presenciais e acontecerão quinzenalmente aos sábados durante todo o dia ou semanalmente no período da noite, com dois encontros por semana de três horas aulas cada.

Investimento

Matrícula no valor de R$ 229,00 mais 16 mensalidades de R$ 229,00. Condições especiais para convênios e para ex-alunos.