O curso terá duração de 12 meses com aulas presenciais e mais 3 meses seguintes para a feitura do Trabalho de Conclusão de Curso, totalizando um período de 15 meses de curso. As aulas serão presenciais e acontecerão quinzenalmente aos sábados durante todo o dia ou semanalmente no período da noite, com dois encontros por semana de três horas aulas cada.

Os conteúdos específicos que constituirão as disciplinas foram escolhidos de forma a privilegiar discussões que levem em consideração aspectos históricos, epistemológicos, didáticos e metodológicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando os contextos político-sociais em que se inserem as turmas de EJA, bem como a perspectiva de formação desta modalidade de ensino. Além disso, o curso se propõe a fazer o professor perceber possibilidades de aproximação entre sua área do conhecimento e realidade dos estudantes, trabalhando conteúdos que tenha relevância para a vida do jovem e do adulto, rompendo com a proposta metodológica que infantiliza o ensino no âmbito da EJA.

Além destas reflexões, o curso pretende assegurar a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento por meio de eixos temáticos que objetivam dialogar com a vida do jovem e do adulto na perspectiva da integração de saberes, destacando o papel do educador na construção do currículo da, entendido como todas as ações previstas e organizadas pela escola.

O curso também compreende discussões referentes ao Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, sendo concebido como instrumento de aproximação entre escola e comunidade na perspectiva de intervenção na realidade e transformação social. Nesta perspectiva, os aspectos fundamentais que norteiam a proposta da Especialização que ora propomos são:

  • Aprofundamento do estudo sobre a EJA, o que inclui sua história, seus princípios e objetivos, além dos marcos normativos que dispõem sobre as políticas de erradicação do Analfabetismo e fortalecimento da EJA;
  • Desenvolvimento de metodologias que possibilitem a articulação das diversas áreas do conhecimento e sua aproximação com a realidade dos estudantes, numa perspectiva de valorização dos saberes da vivência que os jovens e adultos já trazem consigo;
  • Utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação, visando inovar o ensino das áreas do conhecimento;
  • Realização de visitas e intercâmbios em comunidades e organizações sociais que desenvolvem ações educativas na perspectiva da EJA;
  • Incentivo a criação ou reformulação de um Projeto Político Pedagógico específico para cada escola, capaz de contemplar as reais necessidades formativas de suas respectivas comunidades;
  • Realização de eventos acadêmicos para os quais os(as) professores(as) possam submeter trabalhos científicos ao mesmo tempo em que tomam conhecimento dos debates mais atuais sobre a EJA;

Público Alvo

Público-Alvo: Professores, coordenadores, gestores e técnicos educacionais que atuam ou não no âmbito da Educação de Jovens e Adultos do campo ou da cidade.

Matriz Curricular

N. DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
1 Panorama histórico de EJA no Brasil e seus Fundamentos, Concepções e Princípios. 60 h
2 A EJA e a Educação Popular 30 h
3  A EJA e a Educação do Campo 30 h
4 A EJA e as Relações   Étnico-Raciais, Gênero, Diversidade 30 h
5 Metodologia da Pesquisa I 30 h
6 Programas/Projetos e Políticas Públicas em EJA 30 h
7 Políticas de Currículo no Contexto da EJA 30 h
8 A EJA e o Mundo do Trabalho 30 h
9 Metodologia da Pesquisa II 30 h
10 Teoria do Letramento: As Práticas Sociais de Leitura e de Escrita 30 h
11 Didática da Educação de Jovens e Adultos 30 h
TOTAL 360 h