A proposta da Segunda Licenciatura em Matemática, Física e em Pedagogia foi elaborada com base na Resolução CNE nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. A referida resolução, em seu Art. 15, institui que:

Os cursos de segunda licenciatura terão carga horária mínima variável de 800 (oitocentas) a 1.200 (mil e duzentas) horas, dependendo da equivalência entre a formação original e a nova licenciatura.

1º A definição da carga horária deve respeitar os seguintes princípios: I - quando o curso de segunda licenciatura pertencer à mesma área do curso de origem, a carga horária deverá ter, no mínimo, 800 (oitocentas) horas;

II - quando o curso de segunda licenciatura pertencer a uma área diferente da do curso de origem, a carga horária deverá ter, no mínimo, 1.200 (mil e duzentas) horas;

III - a carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas; (BRASIL, 2015, p. 13).

Com base no disposto, a partir da matriz curricular dos cursos de licenciatura já ofertados pela FACAL, selecionamos a matriz curricular da segunda licenciatura priorizando as especificidades do curso e garantindo as exigências da resolução.

O estágio curricular dos cursos de segunda licenciatura terá um total de 335 horas, em consonância com o inciso 1º, parágrafo III da referida legislação. Os alunos com experiência docente terão dispensa de até 100 horas do estágio curricular, conforme institui a referida resolução.

Além disso, tendo em vista o que institui o parecer CNE/CP 3/2004, a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, a Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012 e a Resolução CNE nº 2, de 1º de julho de 2015, a instituição promove eventos acadêmicos tais como palestras, mesas-redondas, seminários, workshop, visitas técnica, entre outros, no intuito de inserir os alunos em discussões que abordam educação das relações étnico-raciais, a história e cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Além disso, através de tais eventos e de temas transversais trabalhados no âmbito das disciplinas, também abordamos a Educação em Direitos Humanos como eixo norteador dos cursos de segunda licenciatura

Matriz Curricular - Segunda Licenciatura

Física

 

1º PERÍODO
DISCIPLINAS C/H
Física Básica I 90
Sociologia da Educação 30
LIBRAS 30
Mecânica Clássica 60
Física Moderna I 60
Estágio Supervisionado I 30/120
TOTAL 420
   Atividades Complementares: 40 h
 2º PERÍODO
DISCIPLINAS C/H
Física Básica II 60
Metodologia do Ensino da Física 30/30
Física Moderna II 60
Introdução a Mecânica Estatística 60
Estágio Supervisionado II 30/105
TOTAL 375
   Atividades Complementares: 40 h
    3º PERÍODO
DISCIPLINAS C/H
Física Básica III 60
Eletromagnetismo Clássico 60
Mecânica Quântica 60
História da Física 60
Estágio Supervisionado III 30/90
TOTAL 360
Atividades Complementares: 40 h
    TOTAL GERAL 1.275 h

Matemática

 

1º PERÍODO
DISCIPLINAS C/H
Matemática Fundamental I 90
Geometria Analítica 60
Cálculo Diferencial e Integral I 60
LIBRAS 30
Álgebra Linear 60
Estágio Supervisionado I 30/120
TOTAL 450
Atividades Complementares: 40 h
    2º PERÍODO
DISCIPLINAS C/H
Matemática Fundamental II 60
Cálculo Diferencial e Integral II 60
Metodologia de Ensino da Matemática 30/30
Estágio Supervisionado II 30/105
Probabilidade e Estatística 60
TOTAL 375
Atividades Complementares: 40 h
    3º PERÍODO
DISCIPLINAS C/H
Matemática Fundamental III 60
Cálculo Diferencial e Integral III 60
Matemática Financeira 60
Equações Diferenciais Ordinárias 60
Estágio Supervisionado III 30/90
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 30/30
TOTAL 420
Atividades Complementares: 40 h
    TOTAL GERAL 1.365 horas

Pedagogia

 

1º PERÍODO
DISCIPLINAS C/H
Organização do Trabalho Pedagógico 60
Pressupostos Metodológicos da Educação Infantil 60
Alfabetização e Letramento 60
Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem 60
Educação Inclusiva 90
Estágio Supervisionado na Educação Infantil 120
TOTAL 450
Atividades complementares: 40 h
2º PERÍODO
DISCIPLINAS C/H
Gestão Educacional 60
Didática do Ensino da Língua Portuguesa 60
Didática do Ensino de Ciência da Natureza 60
Políticas e Planejamento Educacional 60
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 120
Didática do Ensino da História 30
Didática do Ensino da Geografia 30
TOTAL 420
Atividade Complementares: 40 h
3º PERÍODO
DISCIPLINAS C/H
Didática do Ensino da Matemática 60
Educação de Jovens e Adultos 60
Projeto de Pesquisa 30
Estágio Supervisionado no Ensino das Disciplinas Pedagógicas – EJA 90
Legislação Educacional 60
Pedagogia nas Organizações 60
TOTAL 360
Atividades Complementares = 40h NEI