Bacharelado em Educação Física

Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996),  com a  Resolução CNE/CES N° 7 de 31 de março de 2004 e com a Resolução CNE/CP N° 2 de 1º de julho de 2015 e, partindo do pressuposto de que a identidade profissional deve necessariamente partir da compreensão de competência e habilidades que abrangem as dimensões humana e político-social, considerando ainda que a intervenção do profissional Licenciado em Educação Física pressupõe a mediação entre os seres humanos historicamente situados, sendo a dimensão pedagógica aquela que identifica o referido profissional, o curso de Bacharelado em Educação Física da FACAL propõe-se a abordar temas, conteúdos e situações de aprendizagem que possibilitem a construção das competências e habilidades previstas no Art 6º da Resolução N° 7, de 31 de março de 2004. A Saber:

  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem 2 ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional. (BRASIL, 2004, p. 2).

 

Além das competências e habilidades previstas na legislação supracitada, o curso também objetiva possibilitar aos alunos:

  • Dominar os conhecimentos, traduzidos em conceitos, procedimentos e atitudes, específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, norteados e orientados, sempre, por valores éticos, morais, sociais e estéticos, particulares ao Homem e próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • Reconhecer a educação e a saúde como direitos inalienáveis e condições dignas de vida do ser humano;
  • Conhecer a realidade social através da pesquisa, avaliação, análise e compreensão e diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas, grupos e comunidades de todas as faixas etárias, condições de saúde, inclusive, portadoras de deficiências para intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano;
  • Intervir, profissionalmente, de forma deliberada e objetiva, adequada e eticamente balizada, nos campos da prevenção de problemas de agravos de saúde, da promoção, da proteção e da reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico – esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem, ou venham oportunizar, a prática das expressões do movimento humano;
  • Conhecer, dominar e saber selecionar, e utilizar, os instrumentos, procedimentos, métodos e técnicas das diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial e da dança;
  • Participar, interagir, assessorar, coordenar, supervisionar, liderar, gerenciar e dirigir equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da educação, da cultura, da saúde, do lazer, do esporte, do trabalho, dentre outros;
  • Conhecer e avaliar os efeitos e resultados da prescrição e aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos, estratégias e metodologias para a produção de materiais pedagógicos para apoiar a prescrição de exercícios e o processo ensino – aprendizagem em Educação Física;
  • Respeitar os princípios éticos que norteiam a intervenção profissional em Educação Física;
  • Acompanhar as transformações acadêmico – científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico – profissional;
  • Compreender o contexto da Saúde, e sua inserção no mesmo, como um campo de atuação intersetorial, multiprofissional e interdisciplinar;
  • Identificar as interelações existentes entre uma atitude sedentária e a prevalência/ocorrência de doenças;
  • Compreender a relevância e o impacto sobre a saúde, a qualidade de vida, a formação cultural e a educação que a implantação de políticas públicas, sociais e ambientais, através da prática das expressões do movimento humano, podem promover;
  • Ampliar o enriquecimento cultural das pessoas e comunidades estimulando a incorporação de atividades que representam a prática de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
  • Organizar, planejar, desenvolver, prescrever, aplicar, orientar, assessorar, acompanhar, supervisionar, gerenciar, liderar, controlar, avaliar, coordenar e dirigir projetos e programas de expressões do movimento humano, no âmbito não formal;
  • Atuar em todos os níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário) na prevenção, proteção, promoção e reabilitação/recuperação da saúde, através do diagnóstico, avaliação, planejamento, prescrição, aplicação, supervisão, gestão, consultoria e controle de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos, estratégias e metodologias de expressões do movimento humano;
  • Compreender os desafios e as rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
  • Estimular e fomentar o direito de todas as pessoas à prática de expressões do movimento humano;
  • Promover um estilo de vida, fisicamente, ativo e saudável, articulando, sempre, as expectativas, necessidades e interesses de indivíduos e de grupos, atuando como importante agente de transformação social;
  • Contribuir para a produção de novos conhecimentos e, consequentemente, para uma melhor intervenção profissional em Educação Física;
  • Aplicar os recursos da tecnologia da informação buscando diversificar as formas de difusão e interação dos conhecimentos específicos da Educação Física;
  • Interagir cooperativamente tanto com a comunidade acadêmico-profissional quanto, especialmente, com a sociedade em geral;
  • Manifestar capacidade de expressão e comunicação interpessoal;

Matriz Curricular

1º Período
EIXO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO FÍSICA COM ÊNFASE NA PROFISSÃO
DISCIPLINA CH CR CHT CHP
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico I 30 h 2 30 h EAD
Português Elementar 60 h 4 60 h EAD
Fundamentos da Biologia Aplicada à Educação Física 30 h 2 30 h
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Física 30 h 2 30 h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Ginástica 60 h 02/02 30 h 30 h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Jogo 60 h 02/02 30 h 30 h
Prática integradora 30 h 02 30 h
TOTAL 300 h 20 240 60 h
Atividades complementares: 30 horas
     2º Período
EIXO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO FÍSICA E MULTIDISCIPLINARIDADE
DISCIPLINA CH CR CHT CHP
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Física 30 h 2 30 h
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico II 30 h 2 30 h EAD
Psicologia Aplicada à Educação Física 60 h 4 60 h
Fundamentos da Bioquímica Aplicada à Educação Física 60 h 4 60 h
Libras 60 h 4 30 h
Fundamentos Metodológicos da Ginástica Rítmica 60 h 4 30 h 30 h
Prática integradora 30 h 02 30 h 30 h
TOTAL 330 h 22 270 h 60 h
Atividades complementares: 30 horas
     3º Período
EIXO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO FÍSICA E OS ESPORTES
DISCIPLINA CH CR CHT CHP
Fundamentos Metodológicos das Lutas Corporais 60 h 02/02 30 h 30 h
Anatomia Aplicada à Educação Física 60 h 02/02 30 h 30 h
Fundamentos Metodológicos da Ginástica Artística 60 h 02/02 30 h 30 h
Intervenções com as Modalidades de Ginásticas 60 h 02/02 30 h 30 h
Pedagogia do Esporte na Educação Física 30 h 2 30 h
Intervenções com as Modalidades de Esportes Individuais 60 h 02/02 30 h 30
Prática integradora 30 h 2 30 h
TOTAL 360 h 24 210 h 150 h
Atividades complementares: 30 horas
    4º Período
EIXO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO FÍSICA E ÉTICA PROFISSIONAL
DISCIPLINA CH CR CHT CHP
Ética na Formação Profissional 30 h 02 30 h EAD
Medidas e Avaliação em Educação Física e Ciências do Exercício 30 h 02 30 h —-
Marco Teórico do Desenvolvimento 60 h 04 30 h 30 h
Fundamentos Metodológicos da Natação 60 h 04 30 h 30 h
Administração e Organização em Educação Física 60 h 04 60 h —-
Educação Física e o Meio Ambiente 30 h 02 30 h
Práticas Esportivas e os Espaços Urbanos 60 h 02/02 30 h 30 h
Fundamentos da Saúde Pública 60 h 02/02 30 h 30 h
Prática integradora 30 h 02 30 h
TOTAL 420 h 28 300 h 120 h
Atividades complementares: 30 horas
     5º Período
EIXO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO FÍSICA COM ÊNFASE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE
DISCIPLINA CH CR CHT CHP
Fundamentos Fisiológicos do Movimento Humano 30 h 02 30 h
Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo 60h 02/02 30 h 30 h
Fundamentos Metodológicos do Basquetebol 60 h 02/02 30 h 30 h
Fundamentos Metodológicos do Handebol 60 h 02/02 30 h 30 h
Cineantropometria 60 h 03/01 45 h 15 h
Práticas do Lazer e Recreação 60 h 02/02 30 h 30 h
Prática integradora 30 h 02 30 h
TOTAL 360 h 24 225 h 135 h
Atividades complementares: 30 horas
     6º Período
EIXO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO FÍSICA E ATLETISMO
DISCIPLINA CH CR CHT CHP
Fundamentos Metodológicos do Voleibol 60 h 02/02 30 h 30 h
Fundamentos Metodológicos do Atletismo 60 h 02/02 30 h 30 h
Fundamentos Metodológicos do Futebol e Futsal 60 h 02/02 30 h 30 h
Intervenções com as Modalidades de Esportes Coletivos 60 h 02/02 30 h 30 h
Estágio Supervisionado I – Atenção no Âmbito da Saúde 140 h 09 30 h 105 h
Treinamento de Força e Musculação 60 h 04 60 h
Prática integradora 30 h 02 30 h
TOTAL 470 h 31 240 h 225 h
Atividades complementares: 30 horas
     7º Período
EIXO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DOS PROGRAMAS SOCIAIS
DISCIPLINA CH CR CHT CHP
Ginástica Laboral 30 h 02 30 h —-
Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida 60 h 04 60 h
Biomecânica aplicada à Educação Física 60 h 02/02 30 h 30 h
Higiene e Primeiros Socorros Aplicados à Educação Física 30 h 02 30 h
Trabalho de Curso I 30 h 02/02 30 h 30 h
Eletiva I 30 h 02 30 h
Estágio Supervisionado II – Atenção no Âmbito do Esporte 135 h 09 30 h 105 h
Prática integradora 30 h 02 30 h
TOTAL 405 h 29 270 h 165 h
Atividades complementares: 30 horas
8º Período
EIXO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO
DISCIPLINA CH CR CHT CHP
Educação Física Adaptada às Pessoas com Necessidades Especiais 60 h 02/02 30 h 30 h
Nutrição Aplicada ao Exercício Físico 30 h 02 30 h
Trabalho de Curso II 30 h 02 30 h
Eletiva II 30 h 02 30 h
Estágio Supervisionado III 135 h 09 30 h 105 h
Prática integradora 30 h 02 30 h
TOTAL 315 h 21 180 h 135 h
Atividades complementares: 30 horas
     CARGA HORÁRIA NÃO PRESENCIAL 825 h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 410 h
CARGA HORÁRIA PRÁTICA INTEGRADORA 240 h
CARGA HORÁRIA DO CURSO 3.322 h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 240 h